Quando os profissionais de odontologia tratam pessoas idosas, é importante ajudá-los a evitar doenças bucais. Uma boa codificação ajuda sua clínica a fornecer o tratamento certo.

Flúor não é só para crianças! À medida que a população envelhece, a necessidade de tratamento com flúor torna-se cada vez mais importante. O Relatório de Saúde Oral Americana dos Institutos Nacionais de Saúde informou recentemente que, até 2035, haverá mais adultos com mais de 65 anos do que pessoas mais jovens nos Estados Unidos.

Os adultos mantêm os dentes por mais tempo e, à medida que envelhecemos, os custos financeiros das visitas regulares ao dentista podem se tornar proibitivos. Tenho problemas de saúde e preciso tomar vários medicamentos, muitos com efeitos colaterais de xerostomia ou hipossalivação.

Uma avaliação de risco é necessária para determinar a necessidade de produtos com flúor. Existem muitos exemplos dessas classificações: Associação Dental AmericanaAssociação Dental da Califórnia etc. Essas listas de verificação fornecem uma maneira fácil de determinar se um paciente está em risco baixo, intermediário ou alto e fornecem uma excelente oportunidade para demonstrar ao paciente o risco de infecção por cárie.

Uma vez identificado o risco, o Código Qualificador CDT e o Formulário de Reivindicações devem ser adicionados ao registro do paciente. Estes servem como documentação de quaisquer tratamentos ou produtos com flúor que possam ser recomendados.

  • D0601 Avaliação e documentação do risco de cárie, encontrando baixo risco
  • D0602 Avaliação e documentação do risco de cárie, detecção de risco moderado
  • D0603 Avaliação e Documentação do risco de cárie, descobertas de alto risco

Durante décadas, as operadoras de planos odontológicos negaram os benefícios do flúor para maiores de 18 anos. Pensando nisso, muitos profissionais da odontologia ainda não oferecem tratamento com flúor para pacientes adultos. O fato de uma Transportadora oferecer ou não uma Recompensa não determina se a Recompensa será oferecida. Os profissionais de odontologia são culpados de fazer suposições sobre o que os pacientes irão ou não aceitar.

Felizmente, as mentalidades estão mudando, embora lentamente. Muitas operadoras importantes agora oferecem seguro de flúor para adultos, mas a maioria está limitada a benefícios anuais.

COMO ESCOLHER O FLÚOR

Qual é a razão para escolher um determinado agente fluorado? V. Kim Kutsch (DMD) em seu livro Balance afirma: É por isso que o manual do CDT agora contém muitos códigos de procedimento de “fluoreto” ou “profilaxia”.

A chave para ser reembolsado é documentar adequadamente sua avaliação de risco e suas razões para fornecer tratamento. Os objetivos podem incluir prevenir o aparecimento da doença, promover a remineralização ou reduzir o risco de recorrência. Essa decisão ajudará a orientar a seleção do produto e o código de procedimento CDT apropriado. É importante entender que esses códigos de procedimento devem ser selecionados com base em descritores, não apenas em títulos. Os sistemas de gerenciamento de software odontológico geralmente não contêm descritores.

D1206 Aplicação tópica de verniz de flúor — por exemplo, Voco Profluorid Varnish

D1208 Aplicação tópica de fluoretos, excluindo vernizes – por exemplo, 1,23% de fluoreto de fosfato ácido

D1354 Aplicação dente por dente de agentes inibidores de cárie — Descritor: Tratamento conservador de lesões cariosas assintomáticas ativas sem remoção mecânica de estruturas dentárias saudáveis por aplicação tópica de agentes ou agentes inibidores de cárie. Exemplo: fluoreto de diamina de prata (SDF)

D1355 Aplicação dente por dente de prevenção de cárie — descritor: para prevenção primária ou remineralização. O medicamento de aplicação não contém flúor tópico. Os exemplos incluem SDF, mitolato de prata (SN), verniz de timol e clorexidina e iodopovidona tópico (PVP-1).

D9630 Medicamentos ou Medicamentos Dispensados no Consultório para Uso Doméstico— Descritor: Inclui, mas não se limita a, antibióticos orais, analgésicos orais e fluoretos tópicos, mas não inclui prescrições por escrito.

Lembre-se, o flúor não é apenas para crianças! Os médicos precisam ser mais diligentes na recomendação de flúor e produtos preventivos que irão beneficiar pacientes adultos ao longo de suas vidas.

ODONTOLOGIA NEWS

Odontologia News tem como principal objetivo oferecer um conteúdo rico sobre o universo odontológico para os profissionais, pensando também nos pacientes e no público em geral.

Nossos artigos apresentam atualidades e dicas preciosas sobre tecnologia, inovação e gestão para seu consultório. Fique atento ao nosso blog para manter-se sempre bem informado!

Precisando de ajuda?